Crítica | Festival

Temporada de Caça

(Jagdzeit, SUI, LUX, 2020)

  • Gênero: Drama
  • Direção: Sabine Boss
  • Roteiro: Simone Schmid, Sabine Boss, Norbert Maass
  • Elenco: Stefan Kurt, Ulrich Tukur, Anna Tenta, Sean Douglas, Therese Affolter
  • Duração: 91 minutos
  • Nota:

Há alguns anos um curta-metragem documental falava especificamente sobre o suicídio de Pierre Wauthier, um alto executivo de uma empresa de seguros. O nome do filme era Tod eines Managers. Der Fall Wauthier, algo como A Morte de um Gerente: O Caso Wauthier. Temporada de Caça é claramente baseado nesta história. Embora modifique nomes, empresas e crie situações, o que Sabine Boss apresenta é muito parecido com o caso real do executivo suíço.

O modo como a diretora imprime na tela o espaço da ação é simples, sem grandes elucubrações. O ambiente asséptico e impessoal do escritório é conscientemente utilizado para construir o personagem de Alexander Maier, CFO de uma empresa automobilística que está enfrentando dificuldades.

Temporada de Caça (2020)

A vida de Maier, majoritariamente vivida diante de um computador, contrasta com a opulência de seu novo chefe, o CEO Hans Werner Brockmann, que repara na decoração, tem uma casa sofisticada e gosta de sangue. São opostos que não só são obrigados a dividir o mesmo espaço como têm objetivos completamente diferentes.

Vividos por Stefan Kurt (O Homem das Sombras) e Ulrich Tukur (A Vida dos Outros), respectivamente, os embates entre os dois são o que o filme tem de melhor. As posturas, o modo de falar e as sutilezas dos gestos marcam o antagonismo e estimulam a tensão. E, mesmo que haja um desacerto aqui, um exagero lá, é sempre prazeroso ver atuações como as dos dois atores.

Temporada de Caça (2020)

Kurt com seu Maier vai ainda mais longe. Quando a diretora se libera da frieza da estética padrão para criar, o ator suíço encontra novas interações, agora com esses elementos sensoriais definidos por ela. É um trabalho conjunto, conciso e funcional, que leva o filme até o seu clímax. 

Tem problemas nesse caminho, sem dúvida, mas Boss atinge o seu objetivo de questionar a depressão e melancolia que fazem com que pessoas ricas e bem sucedidas optem por medidas extremas. Temporada de Caça é a história de várias e vários, fala de poder, assédio, descaso e da influência disso na vida. Não vai tão longe quanto o curta, que estabelece outras relações, mas chega no ponto. 

Um grande momento
“Você precisa de mim.”

[8º Panorama do Cinema Suíço]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. Faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo