Festivais e mostrasNotícias

Começa hoje o Festival ECRÃ

Mais de 100 obras poderão ser vistas a partir de hoje (20) no 4º Festival ECRÃ de Experimentações Audiovisuais, o mais importante festival de cinema experimental do país. O evento, também afetado pela pandemia de Covid-19, teve que se reinventar, mas abriu a possibilidade de que mais pessoas, de todo mundo, possam ter acesso aos filmes, instalações e performances.

“Já estávamos com tudo encaminhado nesta parte de curadoria, mas aí veio a pandemia e tivemos que nos reinventar. Porém, a seleção de longas, médias e curtas segue intacta, com filmes que se complementam, se confrontam, conversam entre si, seja por tema, dispositivo ou abordagem”, explicou o curador Pedro Tavares. “A expectativa é de abrir mais portas, porque agora a gente tem o alcance do mundo inteiro. Vai ser interessante que as pessoas possam assistir aos filmes e que isso, de alguma forma, seja levado aos debates programados no Ecrã”.

Sertânia é um dos longas selecionados para o 4º Festival Ecrã
Sertânia, de Geraldo Sarno

Entre os destaques nacionais estão É Rio e Rocha, Negro Leo de Paula Gaitán; Sofá, de Bruno Safadi; Sertânia, de Geraldo Sarno; Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, e o curta-metragem Pattaki, de Everlane Moraes, exibidos na última Mostra de Tiradentes. Completam a seleção brasileira os longas inéditos Calidris, coprodução Brasil-EUA de Peter Azen, Passou, de Felipe André Silva e A Densa Nuve, o seio, de Vinícius Romero, além dos curtas Replay, de Julio Napoli; Céu na Terra, de Raquel Monteiro; Duas Imagens de Guerra de João Pedro Faro, e No Olho do Outro, de Fábio Andrade.

Além das exibições, o Festival ECRÃ traz diversas instalações e promove debates, palestras e conversas no formato de lives em suas redes sociais. A programação conta ainda com a palestra Experimentalidade na Era Reality sobre a montagem no cinema experimental, por Humberto Giancristofaro; uma sessão projetada em prédios, e um bate-papo com o realizador argentino Raul Perrone.

O festival segue até o próximo dia 30 e os filmes podem ser assistidos no site do Ecrã, onde também é possível conferir a programação completa.

Para ver a lista completa de filmes selecionados, vá para a outra página.

1 2Próxima página

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo