Top, top, top uh!

Filmes de Natal e Oscar: essa lista dá certo?

Filmes de Natal? Temos para todos os gostos! E a lista desse ano vem especial, com a estatueta dourada mais famosa do cinema. Calma, não estamos falando de filmes de Natal que ganharam Oscar, não é bem assim, mas filmes que têm atores oscarizados em seus elencos. São muitos!

Querem ver? Vem com a gente!

Filmes de Natal: Simplesmente Amor
Peter Mountain/Universal Studios

Simplesmente Amor

Vamos começar com uma dobradinha nesta que é considerada por muitos como a melhor comédia romântica de Natal de todos os tempos. Entre os muitos atores de Simplesmente Amor estão Colin Firth, premiado por O Discurso do Rei e Emma Thompson, por Retorno a Howards End.  Ele ainda foi indicado por Direito de Amar e ela tem outras três indicações: Em Nome do Pai, Vestígios do Dia e Razão e Sensibilidade (neste último filme, por atuação e roteiro). Mas isso é só se a gente ficar no elenco principal do filme, quando a gente vai para os personagens coadjuvantes tem mais estatueta dourada. O presidente estadunidense no filme aparece pouco, mas também é oscarizado. Billy Bob Thornton nunca levou o prêmio por atuação, mas já ganhou pelo roteiro de Na Corda Bamba, ele também foi indicado por Um Plano Simples.

Apoie o Cenas

Se formos incluir todos os indicados nesta lista, o filme é recheado deles. Tem Liam Neeson, com A Lista de Schindler; Chiwetel Ejiofor, com 12 Anos de Escravidão; Keira Knightley, com Orgulho & Preconceito e O Jogo da Imitação; e Laura Linney, com Conte Comigo, Kinsey: Vamos Falar de Sexo e A Família Savage.

Pode Me Chamar Noel
Reprodução

Pode Me Chamar Noel

Este telefilme traz uma temática bem recorrente: o Papai Noel precisa ser substituído e quem vai substituí-lo desta vez é a oscarizada Whoopi Goldberg. Ela ganhou o prêmio por sua atuação como a vidente Oda Mae Brown no filme Ghost – Do Outro Lado da Vida e já havia sido indicada por A Cor Púrpura. Esse não é o único filme de Natal que ela tem na carreira, também está lá no especial Um Natal dos Muppets: Cartas para o Papai Noel, como uma motorista de táxi.

Filmes de Natal: Crônicas de Natal: Parte Dois
Netflix

Crônicas de Natal

A Netflix mal começou a produzir seus filmes de Natal e já tem um queridinho, o filme Crônicas de Natal, sobre a família que tem um encontro especial com o Papai Noel de Kurt Russel. E tem oscarizada que chega de surpresa no primeiro filme, mas ganha muito espaço no segundo, Crônicas de Natal: Parte Dois, Goldie Hawn. Ela foi premiada pela comédia romântica Flor de Cacto, mas também foi indicada pelo papel que mais marcou sua carreira em A Recruta Benjamin.

Tudo em Família
20th Century

Tudo em Família

Levar a namorada para conhecer a família no Natal. Já vimos isso antes? Muitas vezes. E é esse o mote de Tudo em Família, que mais uma vez vai falar da estranha que tenta ser aceita, com algumas confusões extras. Com um elenco estelar, é a matriarca a principal premiada. Ela é Diane Keaton, premiada por seu papel de Annie Hall em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e indicada outras três vezes por Reds, As Filhas de Marvin e Alguém Tem Que Ceder. Outra que tem indicações por ali é Rachel McAdams, com Spotlight: Segredos Revelados.

Filmes de Natal: O Natal dos Cooper
CBS Films

O Natal dos Cooper

Mais uma reunião familiar, agora com quatro gerações, e mais uma vezes Diane Keaton, mas isso não é um golpe. Não, porque quem vai puxar a fila dessa vez é a dupla de oscarizados Alan Arkin e Marisa Tomei. Ele ganhou por Pequena Miss Sunshine, além de ter sido indicado por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!, Por Que Tem Que Ser Assim? e Argo. Já ela surpreendeu a todos quando levou por Meu Primo Vinny. Depois foi indicada por seus papéis em Entre Quatro Paredes e O Lutador.

O Natal dos Cooper também é um filme cheio de nomes indicados. Tem Timothée Chalamet, com Me Chame Pelo Seu Nome; Amanda Seyfried, com Mank; e June Squibb, com Nebraska.

Surpresas do Amor
Everett Collection

Surpresas do Amor

Ok, existe gente que não quer passar o Natal em família, né? Kate e Brad são assim, mas dessa vez não conseguem fugir. E se é de Oscar que a gente estava falando, aqui tem para todo lado. Já começa com Reese Witherspoon e seu prêmio por Johnny & June, além da indicação por Livre. Daí vamos aos quatro Natais do casal de Surpresas do Amor e aos quatro Oscars: para Mary Steenburgen, que já ganhou por sua atuação em Melvin e Howard; Robert Duvall, por A Força do Carinho (indicado também por O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, O Grande Santini – O Dom da Fúria, O Apóstolo, A Qualquer Preço, O Juiz); Sissy Spacek, por O Destino Mudou Sua Vida (indicada por Carrie, a Estranha, Desaparecido: Um Grande Mistério, O Rio do Desespero, Crimes do Coração e Entre Quatro Paredes); e Jon Voigt, por Amargo Regresso (indicado por Perdidos na Noite, Expresso para o Inferno e Ali). Ufa!

Filmes de Natal: Almost Christmas
Quantrell D. Colbert/Universal

Almost Christmas

Esse é aquele Natal em que a família se reúne pela primeira vez depois que a matriarca faleceu. E quem vive a personagem tia May já tem a sua estatueta enfeitando a estante da sala. É a atriz Mo’Nique, ganhadora do Oscar por sua interpretação em Preciosa: Uma História de Esperança

Um Homem de Família
Reprodução

Um Homem de Família

Natal também é uma ótima época para filmes de segundas chances, como esse daqui. E é o padrinho do Cenas, o nosso querido Nicolas Cage, ou Tio Nick, o oscarizado da vez. Vale lembrar que ele levou por Despedida em Las Vegas e foi indicado depois por Adaptação. Don Cheadle, o anjo de Natal no filme, tem uma indicação também, por sua interpretação em Hotel Ruanda.

Filmes de Natal: Esqueceram de Mim
Reprodução

Esqueceram de Mim

E não podemos fechar uma lista de Natal sem falar de um dos maiores clássicos da data. O filme do menino esquecido em casa pelos pais mais visto da história tem Joe Pesci como um dos bandidos que se dá mal na mão do menino. Ele ganhou o Oscar por Os Bons Companheiros, e foi indicado outras duas vezes, sempre em filmes de Martin Scorsese, por Touro Indomável e por O Irlandês.

A Felicidade Não Se Compra
Reprodução

A Felicidade Não Se Compra

E já que falamos de clássico, não há como falar de lista de Natal e não falar de A Felicidade Não Se Compra, o marco absoluto das festividades de fim de ano. Tá que é uma covardia estar aqui, já que o próprio filme foi indicado a cinco Oscars, mas não tinha como evitar. Seguindo a mesma a linha dos outros e pensando no elenco e em suas conquistas, temos James Stewart com um Oscar honorário e seu prêmio por Núpcias de Escândalo (e as indicação por A Mulher Faz o Homem, Meu Amigo Harvey, Anatomia de um Crime e o próprio A Felicidade…); Donna Reed, com seu Oscar por A um Passo da Eternidade; Lionel Barrymor, por Uma Alma Livre; Thomas Mitchell, por No Tempo das Diligências; e Gloria Grahame, por Assim Estava Escrito (indicada também por Rancor). Dos que quase chegaram lá estão Henry Travis, indicado por Rosa de Esperança; Beulah Bondi, por Mulher Sublime e Ingratidão; e H.B. Warner, por Horizonte Perdido.

Filme de Natal Bônus

O Expresso Polar

Diferente do resto da lista, O Expresso Polar não é em live-action, mas Tom Hanks, que já levou o Oscar por Filadélfia e Forrest Gump: O Contador de Histórias, está de corpo e alma  belo filme de Robert Zemeckis, vivendo um monte de papéis. Além de seus dois Oscars, o ator também já foi indicado outras quatro vezes, por Quero Ser Grande, O Resgate do Soldado Ryan, O Náufrago e Um Lindo Dia na Vizinhança.

E essa foi a lista de Filmes de Natal com Oscar do Cenas para vocês! Aqui da redação, desejamos que todos tenham uma noite feliz, com muita luz e muita paz!

Curte as listas do Cenas? Apoie o site!

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
Botão Voltar ao topo