Na próxima quarta-feira (18), a Academia Brasileira de Cinema (ABC) anuncia qual será o filme indicado pelo Brasil para concorrer a uma das vagas da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2021 que, por conta da pandemia Covid-19, acontecerá no dia 21 de abril do próximo ano. Entre ficções e documentários, de várias regiões do país, são 19 filmes brasileiros inscritos.
Por conta das restrições sanitárias várias regras foram flexibilizadas, como a da data de exibição dos filmes em seus países, que podem acontecer ou ter acontecido de 1º de outubro de 2019 até 31 de dezembro de 2020. O processo para concorrer à seleção parte das próprias produtoras, que inscrevem os títulos que são avaliados por uma comissão formada pela própria ABC.
Neste ano, a comissão responsável pela escolha dos filmes é presidida pela diretora Viviane Ferreira e conta com a participação dos diretores de fotografia Affonso Beato e Lula Carvalho, dos produtores Clelia Bessa, Renata Magalhães, Rodrigo Teixeira e Leonardo Monteiro de Barros, do diretor Roberto Berliner, e tem como suplentes Andre Ristum e Toni Venturi.
Confira os longas inscritos:
A Divisão, de Vicente Amorim e Rodrigo Monte
A Febre, de Maya Werneck Da-Rin
Alice Junior, de Gil Baroni
Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luíza Azevedo
Babenco – Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz
Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria
Cidade Pássaro, de Matias Mariani
Jovens Polacas, de Alex Levy-Heller
M8, de Jeferson De
Macabro, de Marcos Prado
Marighella, de Wagner Moura
Minha Mãe É Uma Peça 3, de Susana Garcia
Narciso em Férias, de Ricardo Calil
Pacarrete, de Allan Deberton
Pureza, de Renato Barbieri
Sertânia, de Geraldo Sarno
Todos Os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra
Três Verões, de Sandra Kogut
Valentina, de Cássio Pereira Dos Santos